Abandonar o uso do papel para dar espaço ao prontuário eletrônico é uma movimentação que traz diversos benefícios para uma unidade de saúde. A redução de custos com a forma física ajuda a alocar recursos em investimentos importantes para o negócio, aumentando a competitividade da unidade.
Continue a leitura para entender melhor por que fazer essa transição e qual o caminho correto para ter um sistema de prontuário eletrônico que atende todos os requisitos das autoridades de saúde!
Vantagens da redução de custos
Se você busca ver sua unidade de saúde escalar e garantir um atendimento mais tecnológico e atualizado, fidelizando mais pacientes, é fundamental ter recursos destinados a novos investimentos. Com a redução de custos isso é possível, sem precisar remanejar sua organização financeira.
Essa é uma forma prática de construir uma vantagem competitiva sustentável, porque os hábitos de redução de custos sempre podem ser otimizados para trazer mais resultados e, ao mesmo tempo, o faturamento do negócio cresce, já que há recursos para marketing, por exemplo. Assim, a lucratividade também cresce.
Ou seja, os benefícios diretos de reduzir custos incluem:
- aumento da lucratividade;
- competitividade da instituição;
- atendimento clínico com mais qualidade.
Indiretamente, essa ação também pode ajudar a reduzir a fadiga do corpo clínico, que contará com aparatos tecnológicos capazes de automatizar e facilitar tarefas, e também aumentar a satisfação dos pacientes, pois contarão com soluções melhores para suas necessidades.
Por que usar um prontuário eletrônico
Prontuários eletrônicos diminuem gastos com papel e impressoras, garantindo mais economia para a unidade de saúde. Além disso, existem muitas outras vantagens, como:
- maior segurança: papéis podem ser perdidos, roubados ou danificados com muita facilidade. Dados armazenados em sistemas de prontuário eletrônicos com as certificações de segurança necessárias não correm esses riscos;
- compartilhamento de informações: a digitalização permite que informações sejam compartilhadas entre médicos e unidades de saúde em segundos, o que não é possível com prontuários em papel;
- otimização de tempo: os softwares podem utilizar recursos de inteligência artificial para sugerir prescrições, otimizando o tempo do médico, além de permitir um acesso rápido a todas as informações relevantes sobre o paciente, como histórico e alergias. Assim, diversos profissionais diferentes podem trabalhar com um mesmo paciente sem se preocupar em buscar informações e papelada;
- organização da documentação clínica: um bom sistema de prontuário eletrônico organiza a documentação clínica do paciente de maneira estruturada e facilita a análise de seu quadro geral, o que contribui para a redução da fadiga do corpo clínico.
Como garantir conformidade do prontuário eletrônico com as autoridades de saúde
Um sistema de prontuário eletrônico deve atender requisitos previstos em lei, garantir a segurança e integridade dos dados de todos os pacientes. Os principais dispositivos acerca da questão são:
- Lei do Prontuário Digital;
- LGPD;
- Certificação SBIS.
Entenda cada uma com mais detalhes:
Lei do Prontuário Digital
A Lei 13.787/2018 regulamenta o processo de digitalização dos dados de pacientes, envolvendo armazenamento e utilização do prontuário. Sendo assim, é um marco importante para todas unidades de saúde que desejam transpor dados do papel para o meio eletrônico.
Os pontos mais importantes sobre a legislação são:
- todos os dados do documento original devem ser digitalizados integralmente;
- a digitalização deve ter certificado digital ou outro padrão legalmente aceito;
- os meios de digitalização devem ser seguros, impedindo que os dados sejam roubados, destruídos, alterados, usados, acessados ou reproduzidos.
LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados pessoais por órgãos públicos e privados, garantindo a privacidade dos indivíduos e sua liberdade de escolha sobre quais processos suas informações irão sofrer dentro de determinada empresa.
Saiba mais: Como a LGPD na Saúde Impacta Clínicas de Médio e Grande Porte
Como os dados de pacientes são considerados dados sensíveis, porque qualquer informação relacionada à saúde recebe essa classificação, unidades de saúde precisam ter muita atenção na maneira com que armazenam os prontuários.
Nesse cenário, ações importantes a serem tomadas incluem:
- criptografar e proteger com senha de autenticação todas as mensagens trocadas entre pacientes e a unidade de saúde;
- ter um responsável interno ou terceirizado para gerenciar a segurança de informação;
- contar com um software que realize a gestão de consentimento informado dos pacientes.
Certificação SBIS
A Certificação S-RES SBIS é o principal indicativo de um software que está de acordo com todas as disposições de segurança da informação esperada pela legislação brasileira, assim como pelo CFM.
A sigla S-RES significa Sistema de Registro Eletrônico de Saúde, identificando plataforma capaz de tratar informações identificadas (ou seja, capazes de individualizar um paciente) dentro das normas legais.
A certificação é concedida pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) a todos os prontuários eletrônicos que atendem os requisitos do órgão e do CFM em quesitos de qualidade, segurança e privacidade. Todos os sistemas certificados estão em uma lista disponível no site da SBIS.
Ou seja, se você deseja que sua unidade de saúde faça a transação entre registros em papel e a utilização de um prontuário eletrônico da forma mais segura e eficiente, é necessário buscar por plataformas certificadas. Isso garantirá o respeito à LGPD, evitando sanções e multas.
A Medicina Direta oferece um software que cumpre todos os requisitos, contando com a Certificação S-RES SBIS em Estágio 2 tanto para consultórios individuais quanto para clínicas e ambulatórios. Dessa forma, não importa o tamanho do seu negócio, é possível contar com a segurança de um sistema capaz de proteger os dados dos seus pacientes e facilitar o dia a dia do corpo clínico.
Conheça o prontuário eletrônico da Medicina Direta e entenda como as funcionalidades podem resolver gargalos na gestão médica com total segurança e muita praticidade!