A informatização na área da saúde é uma realidade em diversos países, e o Brasil não fica para trás nessa tendência, principalmente a partir da fundação da SBIS. Com a adoção dos prontuários eletrônicos, os profissionais da saúde passaram a ter mais agilidade e segurança no atendimento aos pacientes, além de garantir maior confiabilidade nos registros médicos.
No entanto, a utilização dos prontuários eletrônicos exige que as soluções tecnológicas empregadas estejam em conformidade com as normas e padrões nacionais e internacionais, a fim de garantir a segurança dos dados e a interoperabilidade entre sistemas de saúde.
Continue a leitura e confira:
- o que é a SBIS;
- o que é a certificação SBIS;
- como emitir a certificação SBIS;
- vantagens de prontuários eletrônicos certificados;
- categorias de prontuários eletrônicos reconhecidas pela SBIS.
O que é a SBIS?
A SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) é uma sociedade científica sem fins lucrativos, fundada em 1986, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento da informática em saúde no Brasil.
A organização congrega profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos em informática e outros, interessados em seu propósito.
Entre as atividades da SBIS, estão:
- promoção de eventos científicos;
- realização de cursos e treinamentos na área da informática em saúde;
- publicação de revistas científicas;
- participação em grupos de trabalho e comitês técnicos;
- estabelecimento de normas e padrões técnicos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas em saúde.
Por esse motivo, a Sociedade tem sido uma importante referência na promoção do uso da tecnologia da informação na área da saúde no Brasil, buscando garantir a qualidade e segurança dos sistemas e soluções tecnológicas utilizadas pelos profissionais da saúde.
Para tanto, foi desenvolvida a certificação SBIS, um dos principais meios utilizados pela sociedade para atestar a conformidade dos sistemas e soluções tecnológicas com as normas e padrões técnicos estabelecidos pela entidade.
O que é a certificação SBIS?
Como explicamos, a Certificação SBIS é um selo de qualidade que garante a segurança de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES). A certificação é voluntária e busca garantir a qualidade dos prontuários eletrônicos utilizados pelos profissionais da saúde no Brasil.
Como emitir a certificação SBIS?
O processo de certificação SBIS envolve uma avaliação criteriosa das funcionalidades e requisitos dos prontuários eletrônicos, a fim de garantir a qualidade dos registros médicos e a segurança das informações dos pacientes.
Alguns dos requisitos avaliados durante o processo incluem:
- interoperabilidade com outros sistemas de saúde;
- segurança da informação;
- privacidade dos pacientes;
- conformidade com as normas técnicas nacionais.
Isso acontece após a inscrição do S-RES para a certificação SBIS, o que também envolve:
- o pagamento de determinadas taxas;
- o estudo de categorias, modalidades e requisitos;
- o preenchimento de uma ficha de inscrição;
- em alguns casos, o envio de comprovante de faturamento.
Vantagens de prontuários eletrônicos certificados
A utilização de um prontuário eletrônico com certificação SBIS oferece diversas vantagens para os profissionais da saúde e pacientes, tais como:
- maior segurança e qualidade no atendimento;
- confiabilidade nos registros médicos;
- facilidade de integração com outros sistemas de saúde;
- adoção de boas práticas no uso de tecnologias da informação em saúde;
- aumento da eficiência do atendimento;
- diminuição da fadiga do corpo clínico;
- segurança de dados, pois o certificado pressupõe conformidade com a LGPD em saúde.
Categorias de prontuários eletrônicos reconhecidas pela SBIS
Para a SBIS, os S-RES são classificados em três camadas:
- prontuário eletrônico para clínica/ambulatório;
- prontuário eletrônico para pronto-atendimento;
- prontuário eletrônico para internação.
Entenda cada um detalhadamente a seguir.
Prontuário eletrônico ambulatorial
É utilizado para registrar informações de pacientes atendidos em consultórios, clínicas e unidades básicas de saúde. Esse tipo de prontuário é fundamental para o acompanhamento do histórico de saúde do paciente, pois registra dados como:
- vacinação;
- exames laboratoriais;
- diagnósticos médicos;
- procedimentos realizados;
- medicamentos prescritos.
Prontuário eletrônico para pronto-atendimento
Em situações de emergência e urgência, essa é a opção correta. Nesse caso, as informações são registradas de forma rápida, uma vez que o tempo é crucial nesse tipo de ocorrência. Além disso, esse tipo de prontuário é importante para o compartilhamento de informações entre equipes médicas e hospitais em situações de emergência.
Prontuário eletrônico para internação
Essa camada registra informações clínicas como diagnósticos, prescrição médica, evolução clínica, solicitação de exames e procedimentos realizados durante a internação. Esse tipo de prontuário é essencial para garantir a segurança do paciente durante todo o processo de internação e para a continuidade do tratamento após a alta hospitalar.
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