Cinco serviços que o prontuário eletrônico agiliza na rotina médica

Novidade há alguns anos, os prontuários eletrônicos já se transformaram em realidade na rotina de médicos e enfermeiros. O avanço da tecnologia e a facilidade de uso ajudaram na popularização deste recurso, capaz de otimizar e agilizar inúmeros serviços nos consultórios. Hoje, até mesmo os profissionais mais conservadores e resistentes à inovação já se renderam a esses sistemas. O objetivo, claro, é ganhar tempo para se dedicar àquilo que eles tanto se prepararam – ou seja, o bom atendimento de seus pacientes. Confira cinco serviços que foram impactados com o prontuário eletrônico:

1 – Controle dos dados dos pacientes

O prontuário eletrônico funciona como aqueles grandes arquivos físicos que ocupavam um espaço considerável nos consultórios até pouco tempo atrás. Nele, há todas as informações relevantes dos pacientes, como histórico médico, medicamentos, dados cadastrais, entre outros. O fato de estar em uma única plataforma facilita a gestão destes documentos, permitindo o acesso em poucos cliques. Além disso, é uma opção mais segura, uma vez que não há o risco do conteúdo se perder em gavetas e pastas.

2 – Gestão do consultório

Um médico não deve apenas ser bom no atendimento, diagnóstico e tratamento de seus pacientes, mas também deve ser responsável pela administração de seu próprio consultório. Não é uma tarefa fácil para a grande maioria dos profissionais, que não acostumados a estes conceitos. O prontuário eletrônico surge como uma alternativa interessante, uma vez que reúne todos os processos necessários, como preenchimento de fichas cadastrais, agendamento e demais situações de seus pacientes.

3 – Equilíbrio financeiro

Da mesma forma que a administração, os profissionais de saúde têm pouco (ou nenhum) conhecimento sobre finanças. É um ponto crucial para o desempenho do consultório, uma vez que a falta de equilíbrio neste ponto pode comprometer a operação como um todo. Os melhores sistemas eletrônicos do mercado também auxiliam ao permitirem a gestão controlada de todas as receitas e despesas – além de facilitar o preenchimento dos formulários de convênios, evitando que o médico receba menos do que realmente merece.

4 – Monitoramento do receituário

Fazer o controle de receitas e medicamentos manualmente é um esforço muito grande e sempre suscetível a erros humanos. O avanço da tecnologia e dos prontuários eletrônicos permitiu que esse procedimento ficasse mais ágil e eficiente. Agora, o médico consegue controlar a emissão de receitas, identificando a necessidade de aumento ou manutenção de dosagem em alguns pacientes e o histórico de medicamentos que uma determinada pessoa já tomou em um período de tempo.

5 – Utilização de assinatura digital

Prontuários eletrônicos com a certificação NGS-2 do Conselho Federal de Medicina (CFM) com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) permitem a sincronização da assinatura digital em sua plataforma. Desta forma, além de gerar documentos já assinados, sem a necessidade de carimbos e assinaturas formais, faz o local dar o primeiro passo rumo à digitalização e à eliminação completa dos arquivos físicos em seu dia a dia.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Confira cinco tecnologias que melhoram a rotina médica

Hoje, um bom médico não é apenas aquele profissional que realiza o melhor atendimento, faz diagnósticos precisos e consegue melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para alcançar esses objetivos, ele também precisa trabalhar com equipamentos tecnológicos que o auxiliam no dia a dia de seu consultório. Há soluções voltadas para a organização financeira, outras que ajudam no tratamento dos pacientes e até que automatizam processos. Saber conciliar cada um destes recursos potencializa o atendimento. Veja cinco tecnologias já existentes e que melhoram a rotina do profissional de saúde.

1 – Prontuário eletrônico

É a principal ferramenta de gestão do consultório médico. Com ele, é possível emitir receitas médicas, armazenar o histórico do paciente, possuir uma agenda inteligente de contatos, agilizar a solicitação de exames e até mesmo fazer o controle financeiro completo, incluindo o faturamento de convênios. As melhores marcas do mercado ainda possuem a certificação NGS-2 do Conselho Federal de Medicina (CFM) com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Assim, o médico pode sincronizar a assinatura digital à plataforma e eliminar o uso de papel em sua rotina. Para acessar as recomendações do CFM e da SBIS sobre sistemas clique aqui.

2 – Dispositivos portáteis de monitoramento

Os wearables (vestíveis, na tradução) não chegam a ser uma novidade: as pulseiras que registram batimentos cardíacos, por exemplo, já estão nos braços dos adeptos de atividades físicas há algum tempo. Contudo, a evolução das possibilidades desse equipamento para a área de saúde o coloca como item essencial para a saúde nos próximos anos. Com eles, o médico pode ter acesso a dados importantes de seus pacientes, como pressão arterial, frequência cardíaca, controle calórico, entre outros. Isso permite uma análise mais detalhado no diagnóstico dos pacientes.

3 – Telemedicina

A expressão diz respeito a tecnologias que facilitam a relação entre médicos e pacientes à distância. O atendimento remoto para tratamento e diagnóstico é mais uma fronteira que está sendo ultrapassada graças aos recursos tecnológicos. Hoje, já é possível realizar conversas por vídeo em tempo real com as pessoas, ideal em casos mais urgentes, analisar resultados de exames e até orientar o primeiro tratamento em determinados casos. Isso gera não só uma economia financeira para ambas as partes, como também agiliza o atendimento por evitar o deslocamento até o consultório. O CFM está trabalhando para regulamentar o uso da telemedicina e, em breve, os profissionais de saúde deverão ter acesso a orientações detalhadas sobre como usá-la.

4 – Inteligência Artificial

A união de dados e equipamentos tecnológicos é a base da Inteligência Artificial, uma das principais tendências esperadas na medicina. O conceito explica a capacidade dessas ferramentas aprenderem a partir dos processos realizados. Assim, elas conseguem, sozinhas, executar determinadas funções. Em um consultório, por exemplo, soluções de IA podem automatizar a gestão financeira, por exemplo, ou até ajudar na organização das informações do paciente, antevendo situações de diagnóstico.

5 – Impressão 3D

Ainda é cara e restrita a grandes grupos hospitalares, mas é questão de tempo para as impressoras 3D se transformarem em tecnologias comuns também nos consultórios médicos. Afinal, a popularização e o maior uso tendem a diminuir os custos de produção nos próximos anos. Assim, os profissionais de saúde podem agilizar os atendimentos aos pacientes em determinados casos, uma vez que eles mesmos podem imprimir próteses e equipamentos, por exemplo. Contudo, a evolução da biotecnologia pode elevar esta questão a um outro patamar, como a impressão de pele e tecidos sintéticos.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Veja porque seu consultório precisa de um prontuário eletrônico com certificação SBIS-CFM

A utilização de diferentes recursos tecnológicos dentro do consultório deixou de ser uma novidade para se transformar em questão de sobrevivência. Com as ferramentas adequadas, o médico não apenas otimiza o tempo de consulta, como também melhora a qualidade do atendimento, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes. Uma das soluções consideradas essenciais é o prontuário eletrônico, software capaz de gerenciar todos os dados dos pacientes, informando cadastro, histórico, receituário, entre outros pontos. Contudo, na hora de adquirir este serviço, os profissionais de saúde devem pesquisar e contratar apenas sistemas aprovados pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). A lista completa dos prontuários eletrônicos certificados está aqui.

A SBIS emite uma certificação aos prontuários eletrônicos em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina). As empresas passam por uma auditoria independente bastante rigorosa que, além de testar o conteúdo e exigir recursos necessários no dia a dia médico, também analisa todos os procedimentos de segurança do sistema. Após isso, a solução pode ganhar dois tipos de certificados. O NGS-1 atende os padrões exigidos, mas não é autorizado a substituir o papel por documentos eletrônicos. Já o NGS-2 é o nível mais alto disponível no país e, com ele, o software pode eliminar o uso do papel graças à assinatura digital.

A utilização de sistemas com certificação SBIS-CFM em clínicas é importante porque oferece segurança ao médico e paciente, garantindo que todos os dados estarão protegidos e permitindo a redução do armazenamento de documentos impressos – otimizando o espaço do consultório, por exemplo. Profissionais que utilizam o serviço sem certificação do principal órgão de medicina do país estão desprotegidos e sujeitos à boa vontade da empresa contratada caso precisem dos dados no fim do contrato. Além disso, também colocam em risco as informações de seus pacientes.

A questão da segurança e a autorização para eliminar totalmente o uso do papel no atendimento médico não são as únicas vantagens que um prontuário eletrônico certificado pode oferecer. O selo de certificação é a garantia de que a empresa vai entregar todos os dados ao consultório em caso de cancelamento de contrato. Depois, há a confiabilidade da estrutura, arquitetura e usabilidade do sistema, aprovadas por uma auditoria independente. Por fim, há a questão da conformidade legal com todos os procedimentos necessários na área de saúde e o reconhecimento do setor referente à seriedade com que aquele profissional lida com as informações clínicas.

Essa realidade é um caminho sem volta para os médicos brasileiros. Pesquisa da TIC Saúde 2017 mostra que praticamente três quartos dos profissionais (76%) utilizam sempre que possível o computador no atendimento ao paciente – enquanto que apenas 13% não usam este recurso. Entre os dados consultados eletronicamente estão os cadastrais (86%), exames laboratoriais (76%) e os históricos médicos das pessoas (75%). Com o avanço da conectividade, já há empresas que prestam este serviço também por meio de dispositivos móveis, como os smartphones.

A evolução tecnológica mudou a forma como as pessoas encaram o mundo e trouxe inúmeras vantagens à sociedade. Na área da saúde, por exemplo, as soluções desenvolvidas permitem que o médico possa se dedicar àquilo que ele estudou e se preparou, ou seja, atender com qualidade seus pacientes. Para que isso aconteça, contudo, ele precisa garantir que todos os recursos estejam em conformidade com todas as diretrizes e procedimentos dos órgãos superiores. Dessa forma, ele consegue se destacar por oferecer um atendimento cada vez melhor e mais eficiente a todos os cidadãos.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Como o papel é o vilão dos consultórios na busca por eficiência

Item imprescindível nos consultórios médicos até pouco tempo atrás, os documentos em papel se transformaram em um dos principais problemas que os médicos precisam lidar no dia a dia de suas tarefas. A quantidade cada vez maior de informações faz com que os profissionais de saúde tenham que lidar com questões que englobam a dificuldade de armazenamento desses registros, o risco de um documento se extraviar ou se perder e até a dificuldade de comunicação por conta da caligrafia médica. Os prontuários eletrônicos integrados aos certificados digitais resolvem grande parte deste verdadeiro problema. Confira cinco exemplos que mostram porque o papel impede a eficiência de seu consultório:

1 – Otimização do espaço físico

O primeiro passo para melhorar a experiência do paciente começa justamente pela disposição do espaço físico do consultório. O local precisa passar tranquilidade e conforto para a pessoa, pois assim ela consegue transmitir todos os detalhes ao médico, que por sua vez consegue fazer um melhor diagnóstico. Quem possui muitos documentos em papel, como histórico e receitas, precisa armazená-los em pesados arquivos físicos que tomam uma quantidade considerável do ambiente e ainda cria um clima mais impessoal na relação com seu paciente.

2 – Informações com mais segurança

Por mais cuidadoso que seja o profissional, papéis se perde conforme as pessoas vão manuseando pastas e arquivos. Além disso, falhas na comunicação com parceiros e pacientes também são comuns devido à caligrafia médica e falta de documentos em diversos procedimentos. A digitalização é uma das principais alternativas para resolver este ponto por permitir que os documentos ganhem uma cópia virtual, com fácil acesso por parte do médico, mas com menos risco de extravio graças às camadas de segurança oferecidas nas principais soluções tecnológicas do setor.

3 – Dados centralizados e de fácil gestão

Informações disponibilizadas no papel são dados de um determinado paciente, receita médica, gestão, entre outros. Com o avanço da tecnologia, os profissionais de saúde também identificaram as vantagens de cruzar diferentes documentos e informações para gerar insights relevantes para a tomada de decisão na gestão do consultório. O problema é tentar fazer esse cruzamento de dados de forma manual com todos os arquivos físicos presentes no local. Existem diversos recursos que automatizam esse processo, mas para funcionar eles precisam que todas as informações estejam disponíveis digitalmente.

4 – Expediente mais flexível

Antigamente, se um médico quisesse estudar um caso mais profundamente, ele era obrigado a pegar todos os arquivos referentes ao tema, leva-los para casa ou em sua viagem a congresso e começar a lê-los de forma ininterrupta. Resumindo: era um trabalho cansativo e de alto risco, uma vez que ele poderia esquecer um documento qualquer que prejudicaria a evolução da investigação. Com a digitalização e o advento da computação em nuvem, a situação se inverteu atualmente: ele pode acessar todos os dados necessários com um dispositivo conectado à Internet, por exemplo.

5 – Antenado com as novas tendências

Por fim, a utilização do papel no consultório inibe os profissionais a adotarem e estimularem soluções tecnológicas e inovadoras no setor de saúde – afinal, não há sequer espaço físico para novos recursos em ambientes assim. Entretanto, a digitalização de documentos e a popularização dos prontuários eletrônicos são, dia após dia, tecnologias essenciais na rotina médica, oferecendo praticidade, eficiência e segurança aos envolvidos. A partir daí, o seu uso frequente quebra o receio dos médicos, fazendo com que eles enxerguem com outros olhos todas as vantagens que a Internet e as novas tecnologias têm a oferecer.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Dez vantagens que a nuvem traz para os processos de seu consultório

Cena de ficção até pouco tempo atrás, as soluções em nuvem já se tornaram uma realidade nos consultórios médicos em todo o mundo. De simples serviços de e-mail e agendamento aos robustos prontuários eletrônicos que digitalizam todos os documentos, os profissionais de saúde conseguem automatizar processos burocráticos e oferecer uma maior qualidade no atendimento aos pacientes. Confira dez vantagens do cloud no dia a dia médico:

1 – Aumento de eficiência com o prontuário eletrônico

Essa ferramenta já existia antes da popularização da computação em nuvem, mas o recurso ganhou poder com a tecnologia. O fato de informações importantes, como histórico médico dos pacientes, estarem disponíveis em qualquer dispositivo conectado à Internet trouxe uma profissionalização maior aos consultórios, otimizando a gestão.

2 – Melhor segurança da informação de seus pacientes

Documentos armazenados em pastas e arquivos físicos podem se perder com o manuseio e falhas na comunicação por conta da caligrafia também são comuns. Uma solução em cloud que atenda aos requisitos da CFM (Conselho Federal de Medicina) resolve essas questões e amplia a segurança dos dados graças aos diferentes níveis de proteção.

A nuvem é um dos ambientes mais seguros para armazenamento de dados, por isso é utilizada para armazenamento de dados financeiros, como o internet banking, e dados  clínicos através de prontuários eletrônicos.

3 – Integração dos dados para agilizar atendimento

Se todos os documentos estão digitalizados na nuvem, eles geram dados de forma simples e rápida para os médicos. Informações como histórico de pacientes, agendamentos e receituários estão disponíveis a poucos cliques e podem ser cruzadas para oferecer uma visão completa sobre as pessoas e melhorar o atendimento.

4 – Maior capacidade tecnológica no consultório

Muitos profissionais não investiam em soluções tecnológicas por conta do custo e do tamanho de muitos equipamentos. Com a computação em nuvem isso não é problema. As soluções são digitais e podem ser acessadas de um simples computador, permitindo que o consultório possa ter as melhores ferramentas à disposição.

5 – Informação correta em mãos rapidamente

Um simples atendimento pode se complicar se o médico não conseguir achar o histórico do paciente e não lembrar os remédios receitados, por exemplo. É essencial ter as informações corretas em mãos rapidamente em uma consulta, algo que uma solução em nuvem pode proporcionar graças ao acesso por qualquer dispositivo conectado à Internet.

6 – Capacidade de armazenamento elevado

Um dos problemas dos documentos eletrônicos era o armazenamento de arquivos pesados, como imagens clínicas, e sua acessibilidade, ou seja, a capacidade de visualizá-los de forma rápida e clara. Servidores comuns têm um limite de espaço, enquanto que soluções em cloud possuem uma elasticidade maior para atender as necessidades do médico.

7 – Relação custo x benefício vantajosa

Ao adotar esses recursos, o consultório também consegue reduzir o custo de manutenção de TI (tecnologia da informação) a longo prazo. O custo de implementação é mais vantajoso, permitindo que o profissional possa escolher o melhor plano para sua realidade, evidenciando a longo prazo a ótima relação entre despesas e vantagens de utilização.

8 – Flexibilidade no dia a dia médico

Antes, para tirar uma dúvida sobre um determinado caso, o médico precisava estar em seu consultório para consultar os registros – ou levar esses arquivos onde quer que fosse. Agora, ele pode acessar esses dados quando quiser de qualquer dispositivo com acesso à Internet, agilizando a tomada de decisão no dia a dia.

9 – Suporte remoto e eficiente

Deu problema em sua solução bem no horário mais movimentado de seu consultório, e agora? O que pode soar como pesadelo para médicos que utilizam equipamentos físicos, é mais uma vantagem para o cloud. A maioria dos fornecedores oferecem suporte remoto, ágil e rápido, permitindo que o dano seja mínimo.

10 – Dedicação exclusiva ao paciente

Por fim, o cloud computing consegue automatizar diversos processos burocráticos e permite que o médico possa se dedicar àquilo que ele se preparou. Ou seja, atender seus pacientes com mais qualidade. Isso porque essa tecnologia faz com que as soluções e as informações estejam acessíveis, reduzindo tempo desperdiçado na busca por um determinado arquivo.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Marketing de conteúdo: saiba porque seu consultório deve fazer

O surgimento da Internet e das mídias sociais reformulou a forma como as pessoas se relacionam e adquirem conhecimento – com a medicina não foi diferente. Por mais que a web não substitua o atendimento especializado de um médico, é inevitável fazermos uma pesquisa rápida sobre os sintomas antes de cada consulta. É um hábito comum para nove em cada dez brasileiros, de acordo com dados do Health Report, realizado pelo portal Minha Vida. Dessa forma, mais do que impedir, é essencial que os profissionais de saúde marquem presença no ambiente online para garantirem a propagação de informações adequadas e, principalmente, atraírem novos pacientes. A melhor tática para isso é o marketing de conteúdo. Confira cinco motivos para seu consultório investir neste conceito:

1 – Garanta visibilidade orgânica em portais de busca

Não basta simplesmente ter um site; é preciso garantir que ele esteja visível ao público-alvo. Logo, é necessário estar nas primeiras posições das páginas de busca na Internet. A melhor forma de conseguir isso de forma orgânica é oferecer conteúdos que interessem às pessoas. Artigos assinados pelo médico, posts em blogs que tiram dúvidas sobre doenças e tratamentos, vídeos com informações adicionais e infográficos são exemplos de materiais que chamam a atenção dos pacientes e alçam sua marca no topo da página.

2 – Ofereça informações em conformidade com normas técnicas

O conceito também auxilia o consultório a seguir as normas técnicas. Isso porque a publicidade médica, mesmo em sites, blogs e redes sociais, precisa seguir estritas recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame). O médico não pode, por exemplo, insinuar garantia de resultado em tratamentos em toda sua comunicação. Entretanto, diferentemente da propaganda (que tenta vender um produto e serviço de forma direta), o marketing de conteúdo trabalha com assuntos e temas em diferentes pontos da jornada do usuário – e que não necessariamente estejam ligados a sua especialidade médica.

3 – Estreite o relacionamento com seu público

Com os dados obtidos em sua plataforma de prontuário eletrônico, é possível traçar estratégias e definir conteúdos que ajudem a estreitar o relacionamento do consultório com seus pacientes. Afinal, os materiais oferecidos são produzidos justamente para parecerem sob medida para cada usuário. Dessa forma, quando o interessado finalmente marcar uma consulta (ou realizar o retorno), ele terá mais informações em mãos e terá mais confiança em seu diagnóstico, aumentando a chance de sucesso do tratamento.

4 – Tenha um ótimo retorno com baixo investimento

É possível deixar sua marca bem posicionada nos portais de busca com os Links Patrocinados e criar diversos anúncios digitais, mas essas estratégias demandam um alto investimento – e o retorno pode nem ser tão vantajoso. Já as principais ferramentas de marketing de conteúdo, como blogs e redes sociais, são gratuitas e o custo total é bem menor – potencializando o ROI (retorno sobre investimento) do consultório.

5 – Combata as fake news

Vivemos em uma época em que os boatos e notícias falsas conseguem circular de forma muito mais rápida e eficiente do que as informações verdadeiras. Isso é um perigo quando falamos de medicina, pois um dado equivocado ou uma notícia errada pode ocasionar uma tragédia gigantesca no país. Como citado, a Internet é a primeira fonte de pesquisa para uma pessoa antes de marcar a consulta. Assim, os médicos e profissionais da saúde que investem em marketing de conteúdo ajudam a educar a população e combatem esse problema.

Utilize a tecnologia em seu consultório: aproveite todos os recursos de um prontuário eletrônico a seu favor

Um bom sistema de prontuário eletrônico não constrói clínicas de sucesso, ele apenas as revela. Tanto que computadores e prontuários eletrônicos já fazem parte do ambiente de trabalho em consultórios. Contudo, poucos médicos utilizam esses recursos com frequência para otimizar e melhorar seu trabalho. Dados da Pesquisa TIC Saúde indicam que 61% dos profissionais de saúde utilizam o computador durante a consulta, mas esse número cai para 50% quando perguntado se eles utilizam para além do atendimento. Ou seja, metade abre mão destas tecnologias em sua gestão.

É um desperdício utilizar o prontuário eletrônico “apenas” para armazenar dados cadastrais ou, no máximo, arquivar o histórico clínico. Na verdade, são apenas os dois primeiros passos. Com uma solução na nuvem e as informações disponíveis em qualquer local, é possível aproveitar este serviço em outras áreas, permitindo que o profissional de saúde tenha tempo para se dedicar ao que realmente importa: o atendimento com qualidade de seus pacientes.

Confira alguns pontos que impactam diretamente a eficiência de uma clínica:

Agenda inteligente: com os dados de cadastro e contato da pessoa, é possível automatizar o processo de agendamento de consultas. O prontuário eletrônico pode se integrar ao site e à caixa de e-mail da clínica, permitindo que a pessoa agende um horário de forma online e que um e-mail seja enviado de maneira automatizada pelo sistema para confirmar para o paciente o horário e o endereço agendado.

Gestão financeira completa: os médicos ainda costumam realizar a gestão de suas receitas de forma manual ou, no máximo, com a ajuda de uma planilha simples no computador. Um bom prontuário eletrônico consegue automatizar essa dinâmica e, além disso, ajuda no preenchimento dos documentos das operadoras de planos de saúde, diminuindo a chance de erro e garantindo o pagamento.

Eliminação do papel: a solução também pode substituir e eliminar os documentos em papel no consultório. De acordo com a resolução 1821/07 do CFM (Conselho Federal de Medicina, apenas prontuários que atendam aos requisitos da Certificação SBIS-CFM, com Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS-2), podem substituir o papel na área médica – justamente a categoria que permite a integração com certificado digital. Assim, todos os documentos podem ser registrados, assinados e armazenados no meio eletrônico.

Mobilidade: se o prontuário eletrônico estiver hospedado na nuvem, ele pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à Internet. Isso permite que o médico possa ver o histórico de um paciente, o receituário, dados financeiros, entre outros, enquanto está viajando ou participando de um congresso, por exemplo.

Segurança dos dados dos pacientes: deixar o histórico do paciente em arquivos físicos não é o meio mais seguro de preservá-los. Além da nuvem, o prontuário eletrônico que atende os requisitos exigidos pelo CFM consegue garantir a segurança da informação no mundo digital graças à organização e disposição dos dados, além de eliminar falhas na comunicação devido a problemas na caligrafia dos profissionais.

O uso do prontuário eletrônico em clínicas e consultórios realmente veio para ficar.7

Começa o 71º Congresso Brasileiro de Dermatologia

Começa o 71º Congresso Brasileiro de Dermatologia no Centro de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre. Serão centenas de atividades científicas e estão sendo esperados cerca de 3 mil participantes. Uma cobertura especial acompanhará a movimentação durante os quatro dias do evento (7-10 de setembro).

Estando em Porto Alegre ou de longe, você poderá acompanhar a cobertura pelo site e pelas redes sociais da entidade. Nas fotos publicadas em tempo real no Facebook médico da SBD, é possível ver detalhes de aulas ministradas por palestrantes de todo o país e do exterior.

A Medicina Direta é parceira oficial da SBD, e está presente no congresso 2016!

Agende uma demonstração: Ligue para: (11) 2737-8889 ou acesse http://medicinadireta.com.br

Prepare-se para visitar o stand da Medicina Direta no Congresso da SBD.

Reserve um tempo em sua agenda, durante o Congresso da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para nos visitar. Isso é uma dica importante, afinal, não estamos apenas fazendo a promoção do melhor sistema de prontuário eletrônico e gerenciamento clínico do Brasil, estaremos apresentando oficialmente, a nova versão de nosso sistema, o Medicina Direta V3!

Não estamos apenas mudando o layout de nosso sistema, estamos aprimorando e agregando novas funcionalidades que irão tornar o Medicina Direta o melhor e mais completo sistema para médicos, clinicas e consultórios médicos.

Alem de oferecer aos usuários um módulo de certificação digital, no qual o próprio médico terá a facilidade de assinar digitalmente todas as suas atividades, pedidos para autorização de convênios, pedidos de exames laboratoriais, acesso aos exames de seus clientes, tudo com a facilidade e a segurança do certificado digital, integrado diretamente ao seu sistema de prontuários, é inovação com qualidade e segurança!

Fora as dezenas de melhorias que alcançamos em nosso novo sistema, a versão 3.0 já é certificada e homologada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), com aprovação em 100% dos requisitos.

Considerada por autoridades em informática da área médica como um sistema revolucionário para clínicas, a Medicina Direta Versão 3.0 inaugura um novo padrão de softwares no campo da saúde. A certificação concedida é a NGS-2, que contempla a categoria máxima e mais exigente por parte do CFM.

Não perca a chance de se atualizar, vindo ao Congresso da SBD, que em 2017 ocorre em Porto Alegre, RS, no Centro de Convenções FIERGS, reserve pelo menos 2 horas para se atualizar sobre as novidades que estamos trazendo ao mercado Brasileiro de Clínicas e Consultórios!

A Medicina Direta irá participar do Congresso da SBD em Porto Alegre entre os dias 7 e 10 de Setembro

É com enorme alegria que divulgamos aos nossos clientes e amigos que iremos fazer parte de mais um Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), desta vez em Porto Alegre.

Será um dos maiores eventos realizados no segmento de Dermato no Brasil, com capacidade para comportar milhares de visitantes. Neste ano, o local escolhido foi o Centro de Convenções FIERGS, com ampla infraestrutura de serviços e amenidades.

Se programe pra vistar nosso stand durante o congresso, temos certeza que as novidades que lhe aguardam, irão revolucionar a gestão de seu consultório e clínica, mudando para melhor a maneira que você atende seus pacientes.

As novidades que estamos preparando vão muito além de um simples upgrade em nosso sistema. Pretendemos revolucionar a maneira que você atende seus pacientes, com muita tecnologia e ao mesmo tempo, simplificando a interface de usuário.

Que o Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia seja um novo marco na história! Aguardamos sua presença em nosso stand!

4 dicas práticas para recepcionistas de clínicas médicas

Recepcionistas de clínicas médicas têm papel fundamental na satisfação e no bem-estar do paciente.

Quando precisa ir a uma consulta médica, o paciente busca não apenas cuidar de sua saúde, mas também quer ser bem acolhido, atendido com eficiência e ter seu problema resolvido da melhor maneira possível.

Selecionamos 4 dicas práticas para que recepcionistas de clínicas médicas possam tornar sua rotina mais eficiente.

Aprofundar os conhecimentos em informática

A informática pode otimizar o trabalho das recepcionistas e levar muita praticidade e eficiência ao desempenho de suas funções.

É interessante aprofundar seus conhecimentos no envio e no recebimento de e-mails, nos navegadores de internet, em editores de texto, em planilhas eletrônicas e em softwares que auxiliem seu trabalho dentro da clínica.

Isso pode ser uma excelente ferramenta facilitar suas tarefas do dia a dia — inclusive, as burocráticas, como atualização de cadastros, por exemplo.

Assim, você pode dedicar mais tempo a questões mais humanas de seu trabalho, como facilitar a vida dos pacientes e demais visitantes da clínica médica, desempenhando suas funções com ainda mais excelência.

Aproveitar as ferramentas tecnológicas

Indo muito além do uso de editores de textos, bancos de dados e planilhas no computador, outras ferramentas tecnológicas podem ser bastante úteis no cotidiano da recepcionistas de clínicas médicas.

O telefone fixo, por exemplo, embora seja um recurso antigo e de presença obrigatória nas clínicas médicas, pode ser ainda melhor aproveitado no trabalho da recepcionista.

Dominar procedimentos relacionados à transferência de chamadas, saber colocar ligações em espera e usar o telefone de modo a garantir a satisfação do paciente são boas maneiras de aproveitar tudo o que o equipamento tem a oferecer.

Mas se engana quem pensa que as ferramentas de trabalho das recepcionistas se restringem aos telefones fixos.

Smartphones, por exemplo, podem ser utilizados para enviar lembretes e mensagens de confirmação de consultas aos pacientes, facilitando a comunicação e diminuindo a quantidade de faltas dos pacientes.

O uso de headsets (fones de ouvido com microfone), embora seja algo simples, é uma ferramenta que também pode simplificar o atendimento de ligações telefônicas, tornando mais ágil o trabalho, principalmente em horários de mais movimentados.

Se a clínica na qual você atua oferece a possibilidade de usar desses e outros equipamentos,aproveite-os da melhor maneira que puder.

Facilitar a vida do paciente

Uma das maiores qualidades de qualquer recepcionista é ser capaz de se colocar no lugar do paciente.

Isso significa fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tornar a relação do paciente com a clínica o mais agradável, prática e satisfatória possível.

Agilizar a marcação e a remarcação de consultas de acordo com as necessidades do paciente, mostrar-se à disposição para solucionar problemas e encontrar alternativas para ajudar o paciente são boas práticas para facilitar a vida dele.

A recepcionista pode proporciona mais conforto e bem-estar ao paciente durante sua permanência na clínica com algumas práticas simples.

Por exemplo, garantindo que ele tenha à sua disposição, no mínimo, água e algumas opções de entretenimento enquanto aguarda seu atendimento médico.

Organização

São inúmeras as atribuições de uma recepcionista e, para dar conta de todas as tarefas com qualidade, é preciso, acima de tudo, ter organização.

Você pode desenvolver um cronograma com suas atividades diárias, ter um checklist diário para ter certeza de que não deixou nada de importante para trás e definir suas prioridades dia a dia.

Entre atender telefonemas, realizar agendamentos e anotar recados — tarefas que são feitas diariamente —, há muitas outras funções para serem realizadas.

Nesse aspecto, a organização será uma ferramenta de trabalho valiosa, assim você pode encontrar tempo para desenvolver todas as atividades necessárias, sem se atrasar ou perder compromissos importantes.

O consultório na palma da mão

O médico examina o paciente e prescreve a receita, mas ao invés de utilizar um calhamaço de papel, ele simplesmente pega seu Smartphone do bolso, abre um aplicativo e registra todo o histórico do paciente e até mesmo o valor financeiro referente àquela consulta. Depois, no conforto de sua casa (ou durante uma viagem e um evento acadêmico), consegue verificar todas as informações sobre aquele atendimento pelo próprio celular. Com poucos toques, é possível analisar mais informações e até mesmo agendar um possível retorno.

A cena, impensável anos atrás, será cada vez mais comum nas clínicas e consultórios de todo o mundo graças ao avanço do conceito de mHealth. A expressão aborda o uso de dispositivos móveis na gestão de saúde, tanto na parte administrativa quanto no atendimento ao paciente. O setor acompanhou o boom dos smartphones nos últimos anos e segue em alta: este nicho deve movimentar mais de US$ 20 bilhões em 2017, de acordo com o mhealthshare. Já levantamento da Booz & Company indica que 40% dos médicos acreditam que tablets ajudam a economizar tempo em funções administrativas – o que permite dedicar mais atenção às pessoas.

Os dados reforçam a ideia de que os dispositivos móveis serão ferramentas cada vez mais importantes para os médicos e demais profissionais da saúde. Ao oferecerem uma série de benefícios em um único aparelho, esses equipamentos conseguem proporcionar benefícios para doutores e pacientes. A clínica, por exemplo, ganha espaço físico, pois os arquivos com receitas, prontuários e históricos podem ir para a nuvem. As transações financeiras ficam mais organizadas e não há o risco de perder dinheiro da consulta pelo preenchimento inadequado de relatórios de convênios. Além, é claro, de colocar o consultório no século 21 e antenado com as principais tendências tecnológicas.

Foi-se o tempo em que o médico poderia se dar ao luxo de ignorar os avanços da tecnologia e trabalhar apenas com sua reputação conquistada ao longo do tempo. Na verdade, termos como “Internet”,  “mobile” e “smartphone” devem fazer parte do vocabulário daqueles profissionais que desejam ter um bom número de clientes. Hoje, antes de marcar uma consulta para qualquer especialidade, o paciente recorre à web para descobrir clínicas e conferir o que falam nas redes sociais. Apenas quem estiver integrado com esta nova realidade vai conseguir sobreviver no futuro.

A revolução mobile mudou a forma como as pessoas se relacionam com o mundo – e atingiu também o setor de saúde. O paciente pode, e quer, receber informações sobre sua consulta e realizar agendamento de forma online e sem preocupação. Já o médico pode se beneficiar disso para otimizar sua produtividade e dedicar seu tempo naquilo que mais lhe agrada: o atendimento à população. Como se vê, o futuro já está na palma da mão. Basta pegar.

Campanha Medicina Direta para 2016 | Seu consultório informatizado