Pular para o conteúdo

O consultório na palma da mão

O médico examina o paciente e prescreve a receita, mas ao invés de utilizar um calhamaço de papel, ele simplesmente pega seu Smartphone do bolso, abre um aplicativo e registra todo o histórico do paciente e até mesmo o valor financeiro referente àquela consulta. Depois, no conforto de sua casa (ou durante uma viagem e um evento acadêmico), consegue verificar todas as informações sobre aquele atendimento pelo próprio celular. Com poucos toques, é possível analisar mais informações e até mesmo agendar um possível retorno.

A cena, impensável anos atrás, será cada vez mais comum nas clínicas e consultórios de todo o mundo graças ao avanço do conceito de mHealth. A expressão aborda o uso de dispositivos móveis na gestão de saúde, tanto na parte administrativa quanto no atendimento ao paciente. O setor acompanhou o boom dos smartphones nos últimos anos e segue em alta: este nicho deve movimentar mais de US$ 20 bilhões em 2017, de acordo com o mhealthshare. Já levantamento da Booz & Company indica que 40% dos médicos acreditam que tablets ajudam a economizar tempo em funções administrativas – o que permite dedicar mais atenção às pessoas.

Os dados reforçam a ideia de que os dispositivos móveis serão ferramentas cada vez mais importantes para os médicos e demais profissionais da saúde. Ao oferecerem uma série de benefícios em um único aparelho, esses equipamentos conseguem proporcionar benefícios para doutores e pacientes. A clínica, por exemplo, ganha espaço físico, pois os arquivos com receitas, prontuários e históricos podem ir para a nuvem. As transações financeiras ficam mais organizadas e não há o risco de perder dinheiro da consulta pelo preenchimento inadequado de relatórios de convênios. Além, é claro, de colocar o consultório no século 21 e antenado com as principais tendências tecnológicas.

Foi-se o tempo em que o médico poderia se dar ao luxo de ignorar os avanços da tecnologia e trabalhar apenas com sua reputação conquistada ao longo do tempo. Na verdade, termos como “Internet”,  “mobile” e “smartphone” devem fazer parte do vocabulário daqueles profissionais que desejam ter um bom número de clientes. Hoje, antes de marcar uma consulta para qualquer especialidade, o paciente recorre à web para descobrir clínicas e conferir o que falam nas redes sociais. Apenas quem estiver integrado com esta nova realidade vai conseguir sobreviver no futuro.

A revolução mobile mudou a forma como as pessoas se relacionam com o mundo – e atingiu também o setor de saúde. O paciente pode, e quer, receber informações sobre sua consulta e realizar agendamento de forma online e sem preocupação. Já o médico pode se beneficiar disso para otimizar sua produtividade e dedicar seu tempo naquilo que mais lhe agrada: o atendimento à população. Como se vê, o futuro já está na palma da mão. Basta pegar.

Gostaria de reveber novidades?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Post's mais acessados
Utilize a tecnologia em seu consultório: aproveite todos os recursos de um prontuário eletrônico a seu favor
Consultório / Prontuário Eletrônico / Publicações Medicina Direta

Utilize a tecnologia em seu consultório: aproveite todos os recursos de um prontuário eletrônico a seu favor

Um bom sistema de prontuário eletrônico não constrói clínicas de sucesso, ele apenas as revelam. Tanto que computadores e prontuários eletrônicos já fazem parte do ambiente de trabalho em consultórios. Contudo, poucos médicos utilizam esses recursos com frequência para otimizar e melhorar seu trabalho. Dados da Pesquisa TIC Saúde indicam que 61% dos profissionais de […]

Leia Mais
Cloud-first: como incorporar esse conceito em seu consultório
Consultório / Prontuário Eletrônico

Cloud-first: como incorporar esse conceito em seu consultório

Aplicativos de celulares, prontuário eletrônico e contas de e-mail. Hoje é impensável uma clínica médica não utilizar um serviço de computação em nuvem. A praticidade, a segurança e a facilidade de acesso são alguns pontos que explicam porque essas soluções ganham espaço na rotina médica. Tanto que a tendência é o consultório pensar, cada vez […]

Leia Mais
O seu consultório já é digital?
Consultório / Marketing

O seu consultório já é digital?

Computadores, internet, smartphone, aplicativos e cloud computing. Se antes essas expressões eram estranhas aos profissionais de saúde, hoje são parte integrante da rotina médica. Clínicas e consultórios recorrem cada vez mais às ferramentas digitais para otimizar a gestão e melhorar a qualidade de atendimento, mas ainda são poucos os médicos que percebem as vantagens de “digitalizar” […]

Leia Mais
Gostou?
Vamos conversar.

Solicite uma demonstração e iremos mostrar o sistema que transformará a qualidade de atendimento e gestão de sua clínica.