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Como aumentar o número de pacientes sem maiores investimentos em marketing?

Pra uma clínica se manter viva é necessário ter um bom movimento de pacientes. Além do retorno financeiro para o próprio profissional de saúde, ela precisa permitir que a rentabilidade pague o salário dos funcionários, aluguel do imóvel, manutenção, entre outros. Para que tudo isso seja possível, a busca por clientes novos se faz necessário.

Para isso, investir em marketing é uma boa estratégia, porém, nem sempre ela é barata. Isso pesa ainda mais no orçamento de quem está começando a atender ou acabou de fazer uma grande reforma no local. Por isso, separamos algumas dicas de como aumentar o número de pacientes sem maiores investimentos em marketing. Confira:

Redes sociais

Ter um perfil nas redes sociais e participar de grupos de saúde, ajuda médica, entre outros, é uma maneira de se fazer presente para os possíveis pacientes. Colaborar com informações em um fórum ou um grupo do Facebook é de graça e faz com que as pessoas saibam da existência do profissional em determinado município.

Tenha uma página no Facebook

Antes de mais nada, leia normas e limitações impostas pelo Conselho Federal da sua profissão sobre como usar a internet da forma correta para divulgação. Depois, caso seja permitido, crie uma página no Facebook dando dicas de saúde, falando sobre doenças atuais, dando informações sobre temas do momento, como Ebola, e convide as pessoas para curtirem. A rede social é uma ótima maneira de divulgar sua cínica sem gastar.

Dê entrevistas

Há diversas pessoas escrevendo sobre saúde em sites e revistas e, muitas vezes, elas procuram um profissional da área para ser entrevistado. Esteja disponível para dar entrevistas. Essa é uma maneira gratuita do seu nome ser conhecido pelos leitores e de estar presente no mundo virtual. Como consequência, certamente você ganhará novos pacientes. O site “Ajude um repórter” permite essa interação entre jornalistas e demais profissionais gratuitamente.

Esteja presente na vida do seu paciente

O boca a boca é essencial para conquistar novos clientes e isso só acontece se você tratar bem dos seus pacientes atuais. Por isso, zele pelo bom atendimento, tanto seu quanto dos seus funcionários. Além disso, use de delicadezas como um cartão de Natal enviado para cada um ou até votos de feliz aniversário feito por e-mail. É uma forma simples de se fazer lembrado e conquistar os pacientes. Para isso, um sistema de gestão eficiente é necessário.

“Brindes”

Um calendário de mesa dado no final do ano ou um chaveiro ou caneta da clínica oferecido aos pacientes é uma maneira econômica e interessante de ter o nome e telefone da sua clínica sempre por perto. O gasto é pequeno, mas o retorno é garantido. Afinal, a pessoa é tanto atraída pela delicadeza da clínica quanto terá o numero sempre à mão, quando precisar.

Você já realiza algum trabalho assim em sua clínica? Conte pra gente nos comentários. 

 

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