Pular para o conteúdo

Cinco dicas para blindar seu consultório contra a crise

Por Tiago Delgado *

Muitos livros de auto-ajuda explicam que o ideograma chinês para crise pode representar, em diferentes ocasiões, “perigo” e “oportunidade”. Ainda que exista controvérsia sobre esta afirmação, ela traz consigo um forte aprendizado: durante um período instável, é possível encontrar oportunidades para crescer. No caso de clínicas e consultórios médicos não é diferente. Os profissionais de saúde precisam encontrar formas de blindar seu trabalho contra a crise, mantendo o atendimento de qualidade e humanizado para seus pacientes. Confira cinco dicas para isso:

Ajustes operacionais – ninguém gosta de passar dificuldades, mas períodos de instabilidade são ótimas oportunidades para realizar mudanças que otimizam a operação do negócio. No caso dos consultórios médicos, é a chance de encontrar novos talentos, negociar com fornecedores, fomentar parcerias e buscar novas soluções.

Informatize tudo – o diferencial do médico é a qualidade oferecida no tratamento ao paciente. Portanto, ele não pode perder tempo com processos burocráticos que tomam um espaço considerável em sua agenda. Ao informatizar documentos e operações, é possível ter mais organização e fácil acesso – agilizando a tomada de decisões e deixando a clínica mais eficiente.

Faça da Internet uma extensão do seu consultório – ter um site profissional, com conteúdos relevantes e informações para os pacientes, deixou de ser um artigo de luxo e agora é uma necessidade. As pessoas já utilizam a web para pesquisar sobre médicos e clínicas e confiam mais naqueles que sabem trabalhar nesta mídia.

Mande tudo para a nuvem – após digitalizar os dados mais importantes, guarde estas informações no cloud computing. Além de aumentar o espaço físico do consultório com a eliminação de arquivos, a nuvem reduz custos de infraestrutura, tem mais segurança e facilita o acesso aos documentos.

Faça sua propaganda online – não adianta ter um ótimo site se ele não aparece para os usuários. Invista na divulgação de sua marca na Internet, divulgue seu site em todos os materiais impressos da clínica, como cartão de visita e receituário. Realize um trabalho de SEO e campanhas no AdWords. Dessa forma, o consultório será um dos primeiros a aparecer quando o paciente realizar uma busca no Google.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Gostaria de reveber novidades?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Post's mais acessados
Utilize a tecnologia em seu consultório: aproveite todos os recursos de um prontuário eletrônico a seu favor
Consultório / Prontuário Eletrônico / Publicações Medicina Direta

Utilize a tecnologia em seu consultório: aproveite todos os recursos de um prontuário eletrônico a seu favor

Um bom sistema de prontuário eletrônico não constrói clínicas de sucesso, ele apenas as revelam. Tanto que computadores e prontuários eletrônicos já fazem parte do ambiente de trabalho em consultórios. Contudo, poucos médicos utilizam esses recursos com frequência para otimizar e melhorar seu trabalho. Dados da Pesquisa TIC Saúde indicam que 61% dos profissionais de […]

Leia Mais
Cloud-first: como incorporar esse conceito em seu consultório
Consultório / Prontuário Eletrônico

Cloud-first: como incorporar esse conceito em seu consultório

Aplicativos de celulares, prontuário eletrônico e contas de e-mail. Hoje é impensável uma clínica médica não utilizar um serviço de computação em nuvem. A praticidade, a segurança e a facilidade de acesso são alguns pontos que explicam porque essas soluções ganham espaço na rotina médica. Tanto que a tendência é o consultório pensar, cada vez […]

Leia Mais
O seu consultório já é digital?
Consultório / Marketing

O seu consultório já é digital?

Computadores, internet, smartphone, aplicativos e cloud computing. Se antes essas expressões eram estranhas aos profissionais de saúde, hoje são parte integrante da rotina médica. Clínicas e consultórios recorrem cada vez mais às ferramentas digitais para otimizar a gestão e melhorar a qualidade de atendimento, mas ainda são poucos os médicos que percebem as vantagens de “digitalizar” […]

Leia Mais
Gostou?
Vamos conversar.

Solicite uma demonstração e iremos mostrar o sistema que transformará a qualidade de atendimento e gestão de sua clínica.