Pular para o conteúdo

Cinco dicas para blindar seu consultório contra a crise

Por Tiago Delgado *

Muitos livros de auto-ajuda explicam que o ideograma chinês para crise pode representar, em diferentes ocasiões, “perigo” e “oportunidade”. Ainda que exista controvérsia sobre esta afirmação, ela traz consigo um forte aprendizado: durante um período instável, é possível encontrar oportunidades para crescer. No caso de clínicas e consultórios médicos não é diferente. Os profissionais de saúde precisam encontrar formas de blindar seu trabalho contra a crise, mantendo o atendimento de qualidade e humanizado para seus pacientes. Confira cinco dicas para isso:

Ajustes operacionais – ninguém gosta de passar dificuldades, mas períodos de instabilidade são ótimas oportunidades para realizar mudanças que otimizam a operação do negócio. No caso dos consultórios médicos, é a chance de encontrar novos talentos, negociar com fornecedores, fomentar parcerias e buscar novas soluções.

Informatize tudo – o diferencial do médico é a qualidade oferecida no tratamento ao paciente. Portanto, ele não pode perder tempo com processos burocráticos que tomam um espaço considerável em sua agenda. Ao informatizar documentos e operações, é possível ter mais organização e fácil acesso – agilizando a tomada de decisões e deixando a clínica mais eficiente.

Faça da Internet uma extensão do seu consultório – ter um site profissional, com conteúdos relevantes e informações para os pacientes, deixou de ser um artigo de luxo e agora é uma necessidade. As pessoas já utilizam a web para pesquisar sobre médicos e clínicas e confiam mais naqueles que sabem trabalhar nesta mídia.

Mande tudo para a nuvem – após digitalizar os dados mais importantes, guarde estas informações no cloud computing. Além de aumentar o espaço físico do consultório com a eliminação de arquivos, a nuvem reduz custos de infraestrutura, tem mais segurança e facilita o acesso aos documentos.

Faça sua propaganda online – não adianta ter um ótimo site se ele não aparece para os usuários. Invista na divulgação de sua marca na Internet, divulgue seu site em todos os materiais impressos da clínica, como cartão de visita e receituário. Realize um trabalho de SEO e campanhas no AdWords. Dessa forma, o consultório será um dos primeiros a aparecer quando o paciente realizar uma busca no Google.

* Tiago Delgado é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios

Gostaria de reveber novidades?
Post's mais acessados
Cinco funcionalidades do prontuário eletrônico que você desconhece
Consultório / Prontuário Eletrônico / Publicações Medicina Direta

Cinco funcionalidades do prontuário eletrônico que você desconhece

É uma ferramenta tão eficiente que, atualmente, é impensável encontrar algum consultório que não tenha um prontuário eletrônico. A solução realmente otimizou o dia a dia do profissional de saúde, trazendo mais agilidade, eficiência e qualidade não só nos processos, mas principalmente nas consultas com os pacientes. A questão é que, ainda hoje, a grande […]

Leia Mais
O futuro chegou: o próprio paciente pode preencher seu prontuário
Consultório / Prontuário Eletrônico / Publicações Medicina Direta

O futuro chegou: o próprio paciente pode preencher seu prontuário

Uma das tarefas mais importantes de quem vai a uma consulta médica começa logo na entrada: o preenchimento da ficha cadastral e do prontuário, com todas as informações básicas sobre seu estado de saúde. São dados essências para otimizar e agilizar o atendimento. Contudo, também pode ser uma obrigação bastante cansativa: a cada visita é […]

Leia Mais
Saiba porque o prontuário eletrônico é a principal ferramenta de transformação digital nos consultórios
Consultório / Prontuário Eletrônico / Publicações Medicina Direta

Saiba porque o prontuário eletrônico é a principal ferramenta de transformação digital nos consultórios

O conceito de transformação digital já é uma realidade no ambiente corporativo, mas agora chegou o momento do setor de saúde também se envolver com o tema. A cada dia que passa, novas tecnologias surgem para facilitar a vida de médicos e pacientes – e é preciso estar antenado com todas as novidades para garantir […]

Leia Mais
Gostou?
Vamos conversar.

Solicite uma demonstração e iremos mostrar o sistema que transformará a qualidade de atendimento e gestão de sua clínica.