5 dicas para organizar a gestão de clínica em 2016

Viajar, estudar e levar uma vida mais saudável são apenas algumas das promessas que as pessoas costumam fazer no início do ano.

Criar uma lista de resoluções com desejos e compromissos já faz parte do imaginário popular, mas pode ser muito útil para médicos em 2016.

Quando o assunto é gestão de clínicas e consultórios, a grande maioria dos profissionais de saúde fica apenas na vontade de melhorar a administração de seus locais de trabalho. Porém, com ajuda da tecnologia, é possível avançar nesta questão. Confira uma lista com dicas para otimizar a gestão em 2016:

1. Use a tecnologia à seu favor: Com o mundo cada vez mais conectado, é imprescindível que o médico também esteja. O prontuário eletrônico já é uma realidade e se transformou na principal ferramenta de gestão para clínicas e consultórios. Afinal, uma mesma solução digital permite, entre outras situações, visualizar o histórico de um paciente, controlar pagamentos e recebimentos e até realizar o agendamento online de consultas.

2. Cuide de seus e-mails: Ninguém gosta de receber e responder muitos e-mails, mas este recurso permite ao profissional de saúde estreitar o relacionamento com seus pacientes e fornecedores, evitando desgaste. O bom gerenciamento do e-mail permite confirmar a consulta com um dia de antecedência e confirmar pedidos e pagamentos.

3. Tenha ferramentas de controle financeiro: Cuidar das finanças é um item básico para qualquer empresa. Porém, médicos não são formados em Administração e acabam escorregando justamente nesta questão: Muitos profissionais nem sabem quanto têm direito a receber de convênios, por exemplo. Aqui, o ideal é recorrer novamente à tecnologia para não se perder nos custos e recebimentos.

4. Otimize o espaço físico: Aproveite o novo ano para dar adeus aos arquivos e papéis acumulados dos últimos anos. O crescimento do cloud computing permite que os médicos virtualizem seus documentos e joguem tudo para a nuvem. Dessa forma, o acesso estará sempre a um clique de qualquer computador com acesso à Internet e o consultório ganha um espaço maior para melhorar o atendimento ao paciente.

5. Integre os profissionais: Por fim, a boa gestão de uma clínica ou consultório passa pela união de todos os profissionais que trabalham no local, como médicos, enfermeiros e secretárias. Com uma comunicação rápida entre todos e a definição clara do papel de cada um, há uma maior sinergia e eficiência no cotidiano.

Guia para credenciamento em plano de saúde: Um manual prático para redes de credenciamento

Guia para credenciamento em plano de saúde: Um manual prático para redes de credenciamento

Atualmente o cadastramento em redes de credenciamento pode se tornar uma experiência longa, complexa e frustrante na vida de muitos médicos.

Há quem inclusive recorra às empresas especializadas em credenciamento para organizar e enviar toda a documentação.

Mas, apesar de todas os desafios, o credenciamento continua sendo uma excelente opção para quem está chegando ao mercado com o próprio consultório médico e deseja expandir seu número de pacientes.

 

Como posso me credenciar a um plano de saúde? Como credenciar minha clínica? Posso ser credenciado a mais de uma operadora? Como posso atender ao SUS?

 

Apresentamos um guia prático com todo o necessário para tornar esse processo o mais simples possível:

 

Em que consiste o credenciamento médico?

O credenciamento consiste na inclusão da pessoa física ou pessoa jurídica que presta serviços de saúde na lista da rede credenciada disponível para atendimento dos pacientes que utilizam a operadora de saúde.

 

Como é feito o credenciamento?

É necessário entrar em contato direto com o plano de saúde ou convênio e seguir as instruções oferecidas por eles.

 

Geralmente, é realizado o preenchimento de uma ficha que formaliza o interesse, a elaboração de uma carta solicitando o credenciamento e descrevendo os serviços oferecidos pelo consultório e os equipamentos disponíveis e, em seguida, análise dos documentos legais do consultório pela operadora.

No caso de cooperativas, o processo pode ser diferente, incluindo uma prova de seleção.

Doctor working on a laptop

Quais os documentos necessários para o cadastro de Pessoa Física (PF)?

Para o profissional que deseja credenciar-se a um plano de saúde, existe uma lista relativamente grande de documentos necessários, podendo variar ainda de operadora para operadora.

Confira a lista dos documentos mais comuns pedidos pelas operadoras:

 

  • Inscrição do Cadastro de Constituintes Mobiliários (CCM) ou Imposto Sobre Serviço (ISS)junto à prefeitura;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
  • Certificado atualizado de inscrição da entidade junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Alvará da Vigilância Sanitária atualizado;
  • Alvará de funcionamento atualizado;
  • Currículo, diploma, CPF e título de especialista do responsável técnico;
  • CRM ou crédito do responsável técnico;
  • Comprovante da conta bancária;
  • Dados do local de atendimento.

Quais os documentos necessários para o cadastro de Pessoa Jurídica (PJ)?

No caso de clínicas que possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a lista é um pouco diferente:

  • Contrato social ou ata de constituição;
  • Última ata de reunião ou alteração contratual;
  • Cartão do CNPJ atualizado;
  • Inscrição do CCM ou ISS junto à prefeitura;
  • CNES;
  • Comprovante do último pagamento do ISS;
  • Comprovante do último pagamento da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento;
  • Certificado de inscrição da entidade junto ao CRM atualizado;
  • Alvará da vigilância Sanitária atualizado;
  • Alvará de funcionamento atualizado;
  • Currículo, CPF, diploma e título de especialista do responsável técnico;
  • CRM ou crédito do responsável técnico;
  • Relação do corpo clínico;
  • Comprovante de conta bancária.

Há algum limite de credenciamento pelo médico?

Como estabelecido pela Medida Provisória nº2.177-44/01 o médico ou sua clínica podem fazer parte de quantas redes credenciadas desejam, sendo proibido que as operadoras de saúde imponham contratos de exclusividade.

No entanto, o médico deve ficar atentos para escolher operadoras bem avaliadas e que não apresentem irregularidades legais, sendo importante conferir se problemas com reembolsos e faturamento são comuns ou se os médicos da rede se sentem pressionados para reduzir o número de exames, por exemplo.

Há algum limite de credenciamento pela operadora?

A adesão dos médicos à operadora deve ser voluntária e ilimitada, a menos que haja alguma impossibilidade técnica de prestação de serviços.

 

A definição de impossibilidade técnica pelas operadoras, no entanto, costuma ser ampla, reduzindo o número de pedidos de credenciamento aprovados.

Há casos de médicos inclusive que recorreram ao sistema judiciário para serem aprovados.

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Como é regulada a relação do consultório com a operadora de saúde?

A regulação deve seguir o estipulado em contrato escrito, como determinado pela Lei 13.003/14, no caso de pessoas físicas ou jurídicas credenciadas, contratadas ou referenciadas.

O contrato deve ser claro, descrever todos os serviços contratados, definir os critérios de pagamento e de reajuste e expressar os direitos, as obrigações e as responsabilidades de cada parte, assim como as penalidades pelo não cumprimento dessas.

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É necessário renovar o credenciamento?

 

Sim, quando o contrato com a operadora chega ao fim ou quando a atividade, a razão social ou o Cadastro de Contribuintes Mobiliários do consultório sofre alguma alteração.

Como é feito o credenciamento para trabalhar no Serviço Único de Saúde?

Para atender pacientes do SUS, o credenciamento é por meio de edital público com duração de dois anos, podendo ser renovado ao final do período.

O médico credenciado ao SUS não é considerado funcionário público, atendendo em seu próprio consultório. É necessário ofertar pelo menos 30 consultas (ou exames) mensalmente, exceto no período de férias.

 

Dica

Cada plano e convênio tem seu processo de credenciamento específico.

Portanto, é importante conhecer os procedimentos específicos de cada um deles e, neste momento, conversar com alguns colegas de profissão a respeito de como funciona este processo pode ser de grande ajuda.

Além de ajudar quanto ao processo, outros médicos poderão ajudá-lo a escolher uma rede que seja mais adequado para o seu momento de carreira e objetivos profissionais.

 

Tem alguma dúvida quanto às redes de credenciamento? Deixe sua pergunta ou comentário abaixo!

Mantenha em alta sua lucratividade mesmo em tempos de crise.

Uma das mais complexas atividades de médicos, seja no Brasil ou fora, é conciliar a gestão da saúde de seus pacientes, com a gestão interna de seu consultório. Conciliar o exercício da medicina com o de empresário nem sempre é fácil. Alguns médicos têm reais dificuldades na gestão de suas clínicas e consultórios, passando por grandes desafios, mesmo dispondo de sectárias ou assistentes que possam contribuir com sua gestão

Selecionamos algumas dicas de gestão para você organizar sua clínica e garantir a lucratividade nos negócios.

Equipe

Sua equipe é seu cartão de visita. O primeiro contato do seu paciente nem sempre será com você. Ele passa pelo atendimento de telefonistas, secretárias, enfermeiras e outros profissionais que são essenciais para a imagem da clínica. Um ótimo atendimento vai do contato telefônico ao diagnóstico.

Seus Pacientes

Conheça seu público e compreenda que seus pacientes vêm em primeiro lugar. Saiba o histórico de cada um através do seu prontuário e crie uma relação de confiança.

Plano Financeiro

Antes de tudo, é importante você ter um bom plano financeiro. Desde o início, encare sua clínica como uma empresa. Tenha disciplina para controlar ganhos e despesas e meça o que é realmente essencial para a sobrevivência da sua clínica.

Operar sem esse controle é um grande risco, principalmente em períodos de crise. Saiba quais são os custos e as receitas, entenda o fluxo de caixa e separe suas contas pessoais das contas empresariais.

 

Busque Feedback

Sempre aprendemos com o que os outros falam sobre nossa empresa. Busque feedbacks, a opinião da sua equipe e dos seus clientes é fundamental. Pergunte sobre o espaço, sobre atendimento e tratamento.

Flexibilidade na rotina e seriedade no empreendimento são fundamentais para sua clínica manter-se ativa mesmo em tempos de crise.

5 erros para não cometer na sua clínica ou consultório.

Conheça os 5 principais erros para NÃO cometer em sua clínica ou consultório e conquistar o sucesso!

Foto Medicina Direta 5 erros para não cometer em seu consultório

Muitos são os erros que algumas clínicas cometem ao deixar pequenos detalhes passarem despercebidos. Isso muitas vezes pode resultar em perdas de clientes, desapontamento ou desmotivação dos funcionários  e até um problema com os próprios sócios caso a clínica seja dividida entre dois ou mais profissionais da saúde.

Com isso, trazemos para você algumas dicas simples, mas que podem te ajudar muito no seu dia-a-dia dentro da sua empresa. Confira abaixo os 5 erros para não cometer na sua clínica ou consultório:

#1 – Cuide da Limpeza dos locais.

Nada pior em um estabelecimento que cuida da saúde dos seus pacientes estar completamente sujo ou mal limpo. Como o próprio ditado diz “a primeira impressão é a que fica”, então nada melhor que deixar sempre o seu ambiente da sala de espera impecável e agradável aos seus pacientes.

Alguns utensílios que podem ser usados para melhorar ainda mais o ambiente, os odorizadores automáticos (que a cada X minutos libera a fragrância) ou em forma de varetas podem ser uma alternativa interessante a ser considerada.

O que também auxilia bastante na manutenção e conservação da limpeza é você expor algumas placas indicando onde fica o lixo, copos e papéis para a secagem das mãos. Alguns pacientes deixam de fazer esta conservação do ambiente devido à falta de informação.

#2 – Demora no atendimento.

Deixe uma folga entre os pacientes (que esta seja de 5 minutos) para que você consiga se preparar para o próximo que irá entrar e também para poder gerenciar melhor os que passam um pouco do horário. Além de você ganhar a confiança do seu paciente por ser pontual, ganhará também elogios quando o mesmo for questionado sobre o seu comportamento (seja em redes sociais ou para indicação profissional).

Alguns profissionais podem ter uma ideia de que se deixar o seu consultório com uma pequena fila de espera, pode “soar melhor” para os outros pacientes, pois é sinal de um fluxo maior de pessoas. Essa afirmação não é verdadeira, visto que em tempos em que as redes sociais estão cada vez mais fortalecidas e acessíveis a todas as classes os comentários negativos podem vir quase que instantaneamente.

#3 – Wifi, Ar Condicionado, Revistas e Jornais desatualizados.

Muito já se falou sobre o assunto e até virou piada por alguns comediantes sobre revistas e jornais desatualizados em salas de espera sejam de quaisquer estabelecimentos. Muito é verdade que alguns não se importam muito com este quesito, porém faz muita diferença em uma pesquisa de satisfação. O momento em que o cliente está na sala de espera, é o momento em que ele deve relaxar para aguardar sua consulta. Esta hora pode ser crucial para a avaliação das instalações e também no julgamento do que é oferecido para ele. Estar com revistas e jornais atualizados, faz ele se interessar por outra coisa a não ser ficar de olho no relógio, contribuindo assim para o bem-estar do mesmo.

Ar condicionado, wifi, café e água também auxiliam no bem-estar do seu cliente. Faz ele se sentir mais bem recebido e mostra que você se importa com ele. O Wifi a maioria das clínicas já disponibilizam (e se você não o faz deveria se preocupar com este detalhe), porém não aproveitam este recurso. Muitas vezes uma plaquinha descontraída pedindo para o seu paciente fazer um “check in” na sua clínica, pode ajudar na divulgação do seu estabelecimento.

Saiba aqui mais dicas de como aumentar o numero de pacientes da sua clinica sem maiores investimentos em Marketing!

#4 – Salas de espera inadequadas.

Basicamente, este erro é uma junção de todos os outros acima. Algumas clínicas e consultórios não pensam muito bem no layout da sua sala de espera e muito menos no bem estar de quem irá usá-la.

Antes de planejar sua clínica ou consultório, pense com carinho na sala de espera, afinal ela é a porta de entrada do seu maior bem: seus clientes.

#5 – Profissionais despreparados/desqualificados

Você pode ter a estrutura perfeita para o atendimento do seu cliente, mas pecar na hora da seleção dos profissionais que irão trabalhar na sua clínica ou consultório. Temos um post dedicado a este tema, que trás dicas para selecionar melhor os profissionais que irão trabalhar na sua clínica e como gerenciá-los, de uma olhada neste conteúdo, pode te ajudar bastante!

Após a contratação é necessário manter este profissional motivado e qualificado. O interessante é tentar criar no seu negócio um clima agradável para que todos trabalhem de maneira respeitosa e com foco. Uma maneira interessante de manter o clima organizacional com altos níveis de qualidade é realizar ações com o seus funcionários para que eles interajam entre si visando que as relações sejam estreitadas. Uma comemoração dos aniversariantes do mês ou metas atingidas, por exemplo, podem virar motivo de integração entre os funcionários.

Mais uma dica interessante que podemos ressaltar para finalizar é a qualificação. Vários sites oferecem cursos grátis e a distância que podem ser feitos a qualquer hora pelos seus colaboradores. Abaixo segue o link de um curso grátis oferecido pelo Sebrae sobre atendimento ao cliente, que pode ser feito pelas recepcionistas da sua clínica ou consultório:

Curso de Atendimento ao Cliente – Sebrae